COLUNA PEDIÁTRICA
As patologias da coluna em crianças e adolescentes representam um capítulo específico da cirurgia de coluna, compreendem uma gama de diagnósticos, em especial as deformidades da coluna.
O esqueleto imaturo em crescimento confere a principal peculiaridade deste grupo de pacientes: o comportamento dinâmico das patologias. Isto significa que doenças como escoliose, espondilolistese do desenvolvimento, Cifose de Scheuermann, entre dezenas de outras, apresentam progressão ao longo do crescimento, ou seja, piora da deformidade em seu valor angular, que traz grandes implicações no tratamento (ex. cirúrgico ou não), no porte e riscos das cirurgias e no prognóstico destes pacientes.
O tratamento geralmente é bastante desafiador e implica em alguns riscos particularmente relacionados a patologias desta natureza, deve ser realizado em centros de referência que tenham a infra-estrutura necessária bem como equipes multidisciplinares e com preparo específico para a realização de tratamentos com este nível de complexidade.
PATOLOGIAS DA COLUNA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
ESCOLIOSE
HIPERCIFOSE
SAUDÁVEL
OUTRAS PATOLOGIAS
-
Dorso curvo
-
Espondilolistese
-
Tumores vertebrais
-
Fraturas e lesões ligamentares
-
Infecções (espondilodiscite)